quinta-feira, janeiro 10, 2013

Tudo é Quimica!!


“Muitos conteúdos de química são transmitidos para os alunos sem a devida contextualização, interdisciplinaridade e sem ligar para a formação de cidadãos capazes de tomar decisões fundamentadas em informações e que conseguirão levar em consideração as consequências de seu posicionamento em questões importantes na sociedade.” (Alves, Líria).
Geralmente, os professores apresentam os conteúdos e os métodos que os envolvem e dão pequenos exemplos de cada um. Isso não é contextualizar. Contextualizar é quando o professor adapta suas aulas e a forma de passar seus conteúdos de acordo com as necessidades de cada aluno e da Escola/Faculdade em que ele atua como um educador. Normalmente me perguntam que curso faço e quando respondo Química, as caras são as piores possível... Não por que Química é algo ruim de ser estudado, mas por que muitas vezes alguns professores usam a pior forma de ensino para ajudar na aprendizagem de seu aluno, um ensino sistematizado, algo metódico e sem dinamismo, afinal TUDO é Química, enquanto você respirar processos químicos acontecem dentro e fora de você. Sabe-se como é difícil e mal remunerado a vida profissional de um educador, cadernetas, sites para acessar e colocar nota de aluno, provas, trabalhos, reuniões, broncas de diretor da Escola ou coordenador de curso... Enfim, não é fácil, mas pensem que uma aula com maior dinamismo torna-se divertida para quem aplica e socializa seus conhecimentos como para quem os adquire.



Por exemplo, uma aula de ensino médio sobre separação de misturas, ao invés de simplesmente discutir as principais técnicas de separação por que não tentar dar essa aula em um lugar que aplica essas técnicas ou algumas delas... Uma compesa, saae... Mostrando como é feito o tratamento de água e explicando as outras técnicas que não foram abordadas nesta aula prática...
Ou quando se tratar de Ph, por que não fazer um indicador de Ph e aplica-lo em sala de aula com algo simples, vinagre, suco de limão, refrigerantes...
Tenho certeza que métodos existem, cabe a cada aluno fazer sua parte como discente, que não é so cobrar do professor, mas fazer por onde ele sinta-se a vontade e sinta a necessidade de dinamizar suas aulas por ver alunos empenhados por mais que não saibam do assunto, e de responsabilidade do professor causar a boa impressão da disciplina que lhe cabe ensinar...
Em contra partida, a responsabilidade de um Brasil com educação melhor não deve cair apenas para o professor, pois o “Brasil é de todos”, não adianta o professor tentar e o mundo não fazer sua parte!

Fonte: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/aula-contextualizada-sobre-separacao-misturas.htm



Cynthia Lins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixaram sua idéia sobre Peixe da Lua